Províncias

ONG dá treino a jovens para cuidar das crianças

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Cerca de 70 jovens participaram na quarta-feira, em Ondjiva, na abertura de uma acção de formação de vigilantes de infância, no âmbito do programa de Apoio ao Desenvolvimento e Cuidados da Primeira Infância.

Cerca de 70 jovens participaram na quarta-feira, em Ondjiva, na abertura de uma acção de formação de vigilantes de infância, no âmbito do programa de Apoio ao Desenvolvimento e Cuidados da Primeira Infância.
Promovido pela Organização Não-Governamental CARE Internacional, em parceria com a Administração Municipal do Kwanhama e a Direcção Provincial da Reinserção Social, a acção visa dotar os participantes de conhecimentos relacionados com a educação da primeira infância, cuja principal linha de força é a construção de oito centros do Programa Infantil Comunitário (PIC) no município.
A chefe da secção de atendimento à primeira infância da Direcção Provincial da Reinserção Social, Maria de Assunção, disse que o projecto da CARE está a ser implementado apenas em três municípios de todo o país: no Kwanhama, província do Cunene, e no Kilamba-Kiaxi e Viana, em Luanda. A escolha destas localidades deveu-se ao facto das mesmas possuírem um elevado número de crianças vulneráveis.
Durante 45 dias, os participantes vão abordar temas sobre áreas pedagógicas, atendimento à primeira infância, características das crianças, entre outros.
O administrador adjunto do Kwanhama, Moisés Hinyenenwa, disse, durante a sessão de abertura, que os 11 compromissos da criança estão a ser implementados através do programa de Apoio ao Desenvolvimento e Cuidados da Primeira Infância, com destaque para a concretização do quarto compromisso no seio  das comunidades. “Esta é a grande necessidade da estrutura de vigilantes, que têm a missão de cuidar, tratar e educar crianças dos zero ao cinco anos, até que completem a idade escolar”, disse.
Moisés Hinenewa pediu aos formandos que aproveitem os conhecimentos que vão receber durante o seminário, principalmente em matérias ligadas à saúde das crianças, má nutrição, protecção e higiene, com vista a garantir o apoio físico e moral dos pequenos.  

Tempo

Multimédia