Províncias

Organização mantém apoio na província

A UNICEF mantém o apoio financeiro ao Programa de Saneamento Total destinado à construção de latrinas comunitárias em Cuanhama e Namacunde, disse no domingo à Angop o seu responsável no Cunene.

Pedro Kawilila lembrou que o apoio àquele programa, que permite incrementar a higiene pública, começou em 2011 que está a ser feito o levantamento das áreas daqueles municípios onde o programa vai ser desenvolvido.
 
Bronquites e pneumonias


Na província do Cunene registaram-se no ano passado cerca de 20 mil casos de doenças, principalmente gripes, bronquites e pneumonia , aproximadamente menos cinco mil do que em 2014, revelou  no domingo à Angop o chefe do departamento provincial de Saúde Publica.
Félix Belarmino referiu que a diminuição daquelas doenças se deve às campanhas de esclarecimento sobre as formas de as evitar e afirmou  que as unidades de Saúde do Cunene também diagnosticaram no ano passado casos de diarreia com desidratação em  27.921 crianças com menos de cinco anos.
Félix Belarmino mencionou  o deficiente saneamento básico, consumo de água imprópria e as baixas temperaturas como as principais causas das doenças.

Tempo

Multimédia