Províncias

Prevenção da Sida é tema de palestra

Elautério Silipuleni| Ondjiva

Temas ligados à prevenção e combate ao VIH-Sida foram abordados, na cidade de Ondjiva, durante uma palestra dirigida aos efectivos do Ministério do Interior na província do Cunene.

Fotografia: JAImagens | Edições Novembro

A palestra, promovida pelo grupo teatral “Omala Yetu  Veya”, da província do Bié, em parceria com a Direcção Provincial do Cunene da Saúde, visa reforçar a sensibilização do efectivo para a necessidade de prevenir a doença na província.
Dino Quibati, prelector da palestra, apelou ao efectivo do Ministério do Interior no sentido de manter relações sexuais seguras, fazendo o uso do preservativo, como método de evitar patologias de fórum genético e de transmissão sexual.
“É importante a adopção de uma postura responsável por parte do efectivo bem como a necessidade do resgate dos valores éticos e morais para a construção de uma sociedade mais  sadia, com um índice de seroprevalência reduzido”, disse Dino Quibati, que apontou a abstinência do sexo, ou prática com um único parceiro como sendo formas de prevenção contra o VIH/SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis.
O responsável do grupo teatral disse que o projecto prevê a realização de palestras nas 18 provinciais do país  sobre prevenção e combate da tuberculose, febre tifóide e cólera.  Dino Quibati referiu que o número de pessoas infectadas está a crescer, situação que está a preocupar as autoridades sanitárias.

Tempo

Multimédia