Províncias

Primeira infância em análise no Cunene

Dionísio David | Ondjiva

O Governo do Cunene realiza amanhã, em Ondjiva, a primeira conferência sobre acção social, no âmbito das estratégias de educação da primeira infância e de promoção de acesso aos serviços para  a pessoa idosa, bem como do processo de reintegração de ex-militares.

Vista parcial de Ondjiva que acolhe amanhã uma conferência
Fotografia: Kindala Manuel| Edições Novembro

De acordo com o programa a que o Jornal de Angola teve acesso, o evento vai contar com a presença do ministro da Assistência e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, durante o qual vão ser discutidos vários temas com destaque para a “Protecção social de base no contexto de Angola” e “A realidade da província nos vários domínios”.
Fazem ainda parte do fórum temas como “Oportunidades de reabilitação integral e inclusiva da pessoa com deficiência”, “Situação de desminagem da província” e “O novo paradigma da acção social em Angola face aos desafios do presente e do futuro”. Outros assuntos, que serão igualmente abordados na conferência provincial, com a duração de um dia, de acordo com a nota, prendem-se com “A importância da acção social conjunta, integrada, multissectorial e multidisciplinar”, “A municipalização da acção social” e “O cadastro único e do sistema de informação e gestão da acção social e bolsa da solidariedade social”.
Além do ministro Muandumbe, prevê-se a participação no evento de membros do Governo, de quadros da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social, representantes do Instituto Nacional da Criança, do Instituto de Reintegração dos ex-Militares, da desminagem e de parceiros sociais.
Por outro lado, a Associação Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), na província do Cunene, inicia este mês um ciclo de campanhas de sensibilização sobre prevenção do VIH/Sida, com o objectivo de despertar os cuidados a ter no combate dessa pandemia, na região.

Tempo

Multimédia