Províncias

Primeiros licenciados recebem diplomas

Elautéio Silipuleni | Ondjiva

Os primeiros finalistas da Escola Superior Politécnica de Ondjiva, na provovíncia do Cunene, da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, receberam os diplomas de licenciatura.

Momento constitui um marco histórico para a província por serem os primeiros licenciados
Fotografia: António Gonçalves

Os novos licenciados concluíram o curso de Ciências da Educação, na especialidade de Biologia (22), igual número em Análises Clínicas e Laboratório, 52 fizeram Enfermagem e 23 Engenharia Agro-pecuária.
O reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Abraão Mulange, disse que chegado o fim do primeiro ciclo de formação, a Escola Superior Politécnica de Ondjiva apresenta estatísticas que justificam a sua existência, também, pelo número de licenciados nas especialidades de Biologia, Engenharia Agro-pecuária, Enfermagem e Análises Clínicas e Laboratório.
A Escola Superior Politécnica de Ondjiva, criada em 2009, com quatro cursos e 140 discentes, conta actualmente com seis cursos e um universo de 1.707 estudantes e 97 docentes, o que revela um certo crescimento da instituição.
O crescimento acadaémico vai ainda ocorrer nos dias vindouros, com a criação da oitava região académica, da qual a província do Cunene é parte integrante.O governador em exercício do Cunene, José do Nascimento Veyeleinge, considerou a outorga de diplomas aos licenciados pela Escola Superior Politécnica de Ondjiva um feito histórico, por ser a primeira vez que tem lugar uma cerimónia do género na província.
“O nosso país conquistou a independência num momento difícil, numa altura em que a maior parte da população era analfabeta. Hoje, Angola forma milhares de pessoas para preencherem o vazio de quadros que a Nação herdou”, disse o governador em exercício.
A formação de quadros tecnicamente competentes constitui preocupação permanente do Executivo, cujo plano nacional está em marcha.
A Escola Superior Politécnica de Ondjiva lecciona cursos de Ciências de Educação, na especialidade de Biologia, e Engenharia Agro-pecuária, Informática de Gestão e Hidráulica, além de Ciências de Saúde, com os cursos de Enfermagem e Análises Clínicas eLaboratório.

Tempo

Multimédia