Províncias

Programa de revitalização cria melhorias no município

O Programa de Revitalização do Sistema Nacional de Saúde no município de Ombadja, desde 2006, permitiu melhorar a assistência sanitária às populações daquela parcela da província do Cunene.

Assistência médica e medicamentosa melhorou significativamente nos últimos anos
Fotografia: Eduardo Pedro

O director da Saúde de Ombadja, Luís Salvador, avançou que o município dispõe de 39 unidades sanitárias, mais 11 em relação a 2007, e referiu-se ainda às melhorias registadas no aumento do pessoal, aquisição de fármacos e redução da mortalidade materno-infantil.
O aumento do número de infra-estruturas sanitárias permite que os habitantes, com destaque para os das zonas rurais, tenham acesso à assistência médica e medicamentosa sem ter de percorrer longas distâncias.Com a descentralização dos serviços de Saúde, regista-se outra dinâmica na aquisição de medicamentos e outros materiais gastáveis, evitando as roturas dos stocks nas farmácias, bem como o apetrecho das redes sanitárias com cadeias de frio e mais equipamentos.
 Os ganhos obtidos permitiram gradualmente a redução da mortalidade materno-infantil para cinco por cento, em 2014, comparativamente ao ano de 2013, bem como dos casos registados de malária, de 14.860 em 2013 para 11.061 em 2014.

Tempo

Multimédia