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Qualidade do ensino analisada em Ondjiva

Dionísio David | Ondjiva

A busca de qualidade de ensino a nível das escolas do Cunene deve merecer uma maior participação de todos os intervenientes no referido processo.

Especialistas defendem novos métodos para distribuição de livros no ensino primário
Fotografia: Victorino Matias|Dundo

Defenderam na quinta-feira, num encontro realizado em Ondjiva, especialistas da direcção provincial da Educação, Ciência e Tecnologia e membros do Governo.
Além de analisarem o relatório de avaliação do ensino na província do Cunene, os especialistas recomendaram, ainda, um maior envolvimento dos pais e encarregados de educação.
A sensibilização das comunidades no que respeita aos aspectos socioculturais que obstaculizam a participação dos educandos no sistema escolar foi outra das recomendações saídas do encontro. Além disso, referiram a necessidade de se continuar a construir escolas com condições atraentes, para os alunos ali permanecerem.
A inclusão no currículo da disciplina de Metodologia de Ensino nas escolas de formação de professores e a construção de infra-estruturas adequadas para atendimento de alunos com necessidades educativas especiais foram outras questões debatidas.
Os participantes recomendaram, igualmente, à direcção da Educação a criação de um prémio para os melhores alunos do ano, como forma de incentivar os demais estudantes a empenhar-se em cada ano lectivo.
Adaptar novos métodos para a distribuição de livros no ensino primário, para evitar a chegada tardia à província, é outra recomendação dos especialistas, para melhorar o funcionamento do sistema na província.

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