Províncias

Saneamento com melhorias significativas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)  apoia financeiramente o Programa Saneamento Total Liderado pelas Comunidades (STLC), que visa a construção de latrinas comunitárias nos municípios do Cuanhama e Namacunde, na província do Cunene, disse ontem o oficial de programas do UNICEF no Cunene.

Pedro Kawilila afirmou que  desde 2011 são dados apoios ao programa, com o objectivo de melhorar a higiene do meio e esclareceu que está a decorrer o levantamento das áreas a serem abrangidas nos municípios do Cuanhama e Namacunde.
“A maioria das comunidades nas zonas rurais defecam ao ar livre, situação que deve ser evitada, por forma a evitar doenças diarreicas e a cólera”. 
Cerca de vinte mil casos de doenças de natureza respiratória, designadamente gripe, bronquite e pneumonia, foram registadas em 2015, em diferentes unidades sanitárias da província do Cunene, contra 25.150 de 2014, informou, em Ondjiva, o chefe de Departamento de Saúde Pública, Félix Belarmino.
Ao falar à Angop sobre doenças respiratórias, o responsável disse que a baixa de casos deveu-se às campanhas de sensibilização sobre as formas de prevenção.
Ainda em 2015, disse  o responsável, as unidades hospitalares da província do Cunene diagnosticaram 27.921 casos de doenças diarreicas.

Tempo

Multimédia