Províncias

Saúde e Educação recebem habitações

Enfermeiros e professores da povoação de Onepolo, município de Ombadja, Cunene, receberam casas no quadro dos esforços do Governo Provincial que visam o melhoramento das suas condições de acomodação.

Enfermeiros e professores da povoação de Onepolo, município de Ombadja, Cunene, receberam casas no quadro dos esforços do Governo Provincial que visam o melhoramento das suas condições de acomodação.
A entrega dos imóveis foi conduzida pelo governador provincial, António Didalelwa, no quadro dos festejos dos 35 anos da independência nacional.
António Didalelwa disse que é deste modo que o Executivo responde às inúmeras preocupação dos enfermeiros e professores, no que toca às condições de habitação e trabalho.
A par das casas, os técnicos de saúde e os professores de Onepolo viam melhoradas as condições de trabalho, com a inauguração de um centro de saúde, com 16 camas, e uma escola de três salas de aulas, para albergar 210 alunos, sublinhou o governador.
 O professor Adelino Mateus disse que o Executivo corresponde aos anseios dos docentes, porque hoje já existe uma casa toda apetrechada, reunindo as condições necessárias de habitabilidade.  Ainda no quadro do Programa de Intervenção Municipal, a povoação de Onepolo tem uma residência para o administrador, esquadra policial e o edifício da administração da localidade.
A povoação de Onepolo, 55 quilómetros da sede municipal de Ombadja, tem uma população estimada em 10.049 habitantes, que se dedicam principalmente à pesca artesanal e à agricultura de subsistência.
A região tem beneficiado nos últimos tempos de várias infra-estruturas, no quadro do programa de melhoria e aumento da oferta de bens e serviços sociais básicos à população.
Das obras, destaque para hospitais, centros de saúde, postos médicos, escolas, sistemas de distribuição de água e de energia, bem como a reabilitação de estradas e pontes, para facilitar a livre circulação de pessoas e bens e o escoamento de produtos do campo para os principais mercados da província do Cunene e das regiões limítrofes.

Tempo

Multimédia