Províncias

Sector das águas melhora serviços

Adelaide Mualimusi| Ondjiva

Técnicos do sector das Águas da província do Cunene  beneficiam, nos próximos dias, de acções de formação, no quadro das acções de melhoria da distribuição do produto às comunidades, anunciou, ontem, o director-geral da Empresa de Águas e Saneamento do Cunene.

Comunidades com mais água potável
Fotografia: Eduardo Pedro

Fernando João Cunha disse  que a instituição pretende realizar, ainda este ano, acções de refrescamento de quadros já existentes e neste momento, a empresa tem em vista outros programas, com destaque para o de extensão dos serviços a novas comunidades.
Fernando João Cunha considerou que, apesar das carência de quadros, a empresa conseguiu garantir o fornecimento de água à cidade de Ondjiva e às sedes municipais de Xangongo e de Namacunde.
Os três centros urbanos contam com água canalizada, extraída no rio Cunene, em Xangongo, desde 2013. No passado, a população destas comunidades consumia o líquido de furos subterrâneos e poços.
O director-geral da Empresa de Água e Saneamento disse que a mesma conduta de água abastece as localidades de Môngua, Bulunganga, Omilunga, Anhanga, localidades do município de Cuanhama e de Santa Clara.
O projecto produz oito mil metros cúbicos de água por dia, o que permitiu seis mil ligações domiciliares nessas localidades. Fernando Cunha indicou que, na cidade de Ondjiva, o projecto abrangeu somente alguns bairros, prevendo-se que se estenda, ainda este ano, a todas as zonas da periferia.

Tempo

Multimédia