Províncias

Seminário de capacitação para os líderes de opinião

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Políticos, docentes e estudantes do quarto e quinto anos da Escola Superior Politécnica de Ondjiva (ESPO) receberam durante a semana finda formação sobre agricultura sustentável em região de clima semi-árido.

Autoridades locais apostam na diversificação de culturas para melhorar a dieta alimentar
Fotografia: Eunice Suzana |

No seminário foram ministradas matérias relacionadas com o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, capaz de contribuir para a segurança alimentar na província do Cunene.O tipo de clima e mudanças climáticas e suas influências no processo agrícola, assim como o manejo e preparação de solos, desenvolvimento de espécies vegetais e nutrição animal em clima semi-árido foram também temas do seminário. Os participantes receberam ainda aulas sobre o uso racional da água e o seu aproveitamento máximo no período chuvoso.
O vice-governador para o Sector Económico, António Candeiro, presidiu ao encerramento do seminário. Considerou que a Direcção da Escola Superior de Ondjiva deve assumir um importante papel nos aspectos ligados à identificação dos problemas, seu estudo e busca de soluções, assim como na promoção e interacção entre as instituições e estudantes.
O papel das universidades é a promoção do espírito investigativo, para que os conhecimentos sejam aplicados na resolução dos problemas ligados ao desenvolvimento social e económico do país.

Tempo

Multimédia