Províncias

Seminário sobre recursos humanos

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Os responsáveis dos recursos humanos dos governos provinciais do Cunene, Namibe e Huíla participam em Ondjiva num seminário regional sobre políticas de fixação e retenção de quadros, promovido pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).

Vista parcial da cidade do Cunene onde estão a ser abordadas as políticas de retenção de quadros e gestão de recursos humanos
Fotografia: Jornal de Angola

Os chefes de departamento e responsáveis dos sectores de recursos humanos dos governos provinciais do Cunene, Namibe e Huíla participam desde segunda-feira, na cidade de Ondjiva, num seminário regional de capacitação sobre políticas de retenção de quadros, promovido pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).
O seminário aborda também matérias sobre capital humano, como alavanca fundamental do desenvolvimento e a importância dos quadros na organização das empresas e das organizações. O programa do seminário, a que o Jornal de Angola teve acesso, mostra que foram também seleccionados temas como a gestão de recursos humanos, acções de formação contínua dos quadros, oportunidades de progresso na carreira profissional, estruturas de empresas, ambiente de trabalho, compensação monetária e compensação não monetária.
O prelector do encontro, professor universitário Ovídio Pahula, disse que a acção formativa organizada pelo IFAL vem engrandecer e dotar de conhecimentos os quadros e agentes da administração local do Estado. Ovídio Pahula referiu-se ao capital humano considerando-o primordial, onde se destacam os quadros que contribuem para o desenvolvimento das empresas e daí a necessidade de se manterem sempre actualizados, num mundo cadavez mais globalizado. “São necessários quadros habilitados e dotados de conhecimentos científicos, técnicos e experiência, para dar resposta às exigências do funcionamento das administrações locais do Estado”, sublinhou.

Tempo

Multimédia