Províncias

Serviços sanitários melhoram condições

A rede sanitária do município de Namacunde, província do Cunene, aumentou de oito para 15 unidades nos últimos três anos, disse na quarta-feira, o administrador local, Apolo Ndinoulenga.

Assistência à população está a melhorar
Fotografia: Jornal de Angola

No quadro do Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde, foram construídos centros e postos de saúde nas povoações de Ongwe, Ofenda, Oshana-Sha-Nandjili, Ounonge, Okawe e Santa-Clara. A par disso, estão a ser construídas residências para os técnicos de saúde.
“O sector da Saúde no município está bem servido, pois foram também adquiridos medicamentos essenciais, ambulâncias, motorizadas para a locomoção dos técnicos e geradores eléctricos para facilitar os serviços nocturnos”, garantiu o administrador.
A situação epidemiológica do município melhorou de forma significativa, disse o responsável, que apontou a malária, doenças respiratórias agudas e a anemia como as doenças mais frequentes.
Com uma população estimada em 63.969 habitantes, o município de Namacunde conta com um corpo clínico de 107 enfermeiros e seis médicos, sendo um nacional e cinco estrangeiros.

Tempo

Multimédia