Províncias

Serviços Veterinários imunizam gado bovino

Dionísio David | Ondjiva

O Instituto Nacional dos Serviços Veterinários no Cunene vacinou nos primeiros três meses deste ano 753 mil bovinos contra o carbúnculo contagioso e a dermatite nodular, disse o seu director-geral.

Desde Janeiro foram vacinadas na província do Cunene milhares de cabeças de gado bovino
Fotografia: Jornal de Angola

José António, que fez a revelação à margem do VII Conselho Técnico Consultivo, realizado na cidade de Ondjiva, afirmou que o processo de vacinação deve continuar devido à permanente movimentação de animais entre Angola e a Namíbia.
Quanto à realização do conselho consultivo justiçou-a por o Cunene ser a província com mais cabeças de gado, grande parte delas pertencentes a criadores tradicionais. No encontro, acrescentou, foram discutidos problemas relacionados com a saúde animal, produção e estatísticas.
No conselho consultivo também foram analisadas as formas de combate às doenças que têm atacado com frequência o gado, sobretudo a mosca tsé-tsé.
José António disse estar apreensivo com a falta de infra-estruturas de apoio às campanhas de vacinação, mas que o Ministério da Agricultura desenvolve esforços para recuperar as que estão degradas.O processo de recuperação das infra-estruturas degradadas, lembrou, já começou na Huila.

Tempo

Multimédia