Províncias

Sistema de ensino na região está em análise em Ondjiva

Dionísio David | Ondjiva

O sistema de ensino na província do Cunene foi analisado em Ondjiva, durante um encontro de concertação que juntou directores das Repartições Municipais da Educação e directores das escolas do primeiro e segundo ciclos do ensino secundário, dos seis municípios.

Objectivo é melhorar o processo de ensino
Fotografia: João Mavinga|Cuimba

Os trabalhos foram orientados pelo director provincial da Educação, Ciências e Tecnologia, Lúcio Ndinoiti. Os participantes foram informados sobre as deliberações e recomendações saídas do Conselho Consultivo do Ministério, que teve lugar na cidade de Malanje, de 26 a 27 de Março do ano em curso.  
Os participantes foram também informados das recomendações constantes do comunicado final do Conselho Consultivo do Ministério da Educação e da reflexão sobre o cumprimento do calendário nacional escolar, dos programas curriculares.
Foram igualmente discutidos temas relativos ao tratamento de dados estatísticos e da importância de projectos educativos das escolas e projectos educativos de turmas, a gestão do património público e dos recursos humanos do sector. O director provincial da Educação, Lúcio Ndinoiti, pediu aos seus colaboradores para apresentarem problemas pontuais e concretos que afectam a instituição na província e sugerirem as soluções para os resolver. 
O responsável disse ser urgente a adopção de mecanismos que permitam o novo estilo de trabalho nas escolas, com vista a responder aos desafios e às exigências do ensino, nos seus múltiplos aspectos.
O sector precisa de mais articulação e melhoria no funcionamento entre as diferentes áreas que o compõem, para imprimir uma nova dinâmica e a qualidade do sistema de ensino.

Tempo

Multimédia