Províncias

Sistema de informação foi lançado no Cunene

Adelaide Mualimusi| Ondjiva

O novo Sistema Integrado de Informação Para Gestão da Educação)foi apresentado na cidade de Ondjiva, aos responsáveis provinciais da Educação e membros do Governo Provincial.

Um pormenor da cidade de Ondjiva
Fotografia: Damião Fernandes

O projecto, iniciado em 2007, com duração de 50 meses, está a ser financiado pela Comissão Europeia e desenvolvido pelo Ministério da Educação. Já está a funcionar nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla, Huambo, Bié, Benguela e Cuanza sul.
O técnico do Ministério da Educação, Dinis Simbi Nhemba, informou que a deslocação à província do Cunene serviu para avaliar o trabalho de inserção de dados na base do programa e ainda verificar o estado dos equipamentos de recolha de dados que facilitam o funcionamento dos técnicos.
O projecto formou técnicos dos municípios. Foram também formados directores da educação, técnicos das direcções provinciais e das secções municipais e criadas condições para os técnicos de estatísticas, como logísticas, equipamento informático e material administrativos. Com o projecto pretende-se produzir informação e processar dados estatísticos aos níveis de operacionalidade.  O vice-governador para a esfera Social, Jerónimo Haleingue, solicitou aos administradores municipais e directores das escolas a continuar a colaborar, para que o programa atinja os seus objectivos, porque é nas escolas dos municípios que se encontram as informações dos dados estatísticos necessários.
Jerónimo Haleingue disse aos técnicos de estatística que qualquer tarefa atribuída ao Governo Provincial do Cunene vai ser realizada para levar a bom termo o programa.

Tempo

Multimédia