Províncias

Técnicos da saúde em acção de formação

Adelaide Muialimusi | Ondjiva

Técnicos de saúde dos municípios do Cunene participam até sexta-feira, em Ondjiva, numa acção de formação de quatro dias sobre sistematização da assistência de enfermagem e a sua uniformização.

Profissionais do sector abordam a sistematização da assistência de enfermagem
Fotografia: Lourenço Bule

Os participantes adquirem e actualizam, entre outros, conhecimentos sobre o registo de enfermagem, uniformização do processo clínico, operacionalização do programa a nível nacional, importância, responsabilidade, registo e processo clínico de enfermagem, bem como de dinâmica das acções de enfermagem.
A iniciativa, promovida no âmbito do Programa Nacional Sanitário do Ministério da Saúde, destina-se ao reforço institucional de enfermeiros e da prestação de cuidados sanitários.
A assessora do Ministério da Saúde Fernanda Cardoso disse que a aposta do sector é a unificação do sistema do serviço de enfermagem a nível do atendimento, tratamento e diagnóstico dos pacientes. A lembrou que o programa, iniciado em 201, tem o objectivo de padronizar a nível nacional os processos de trabalho dos enfermeiros e proporcionar-lhes nova dinâmica numa base padronizada. Fernanda Cardoso referiu que a padronização do serviço de enfermagem se reflecte no modo de atendimento e tratamento dos pacientes e na melhoria das condições de trabalho dos técnicos de saúde. Com este programa, declarou, os técnicos ganham uma importante ferramenta que consta também das acções que concorrem para a humanização dos serviços de saúde, cujas unidades devem ter sempre como primeira causa a dignidade humana do doente.

Tempo

Multimédia