Províncias

Técnicos do Cunene estão em formação para melhorar serviço

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

A formação contínua dos profissionais de saúde vai ser reforçada, nos próximos dias, na província do Cunene, no sentido de garantir melhores respostas ao programa de humanização dos serviços nas unidades sanitárias, disse na segunda-feira, em Ondjiva, o director provincial do sector.

Mendes Esteves disse que a humanização dos serviços de saúde passa pela melhoria dos cuidados e atendimento seguro ao paciente para que este sinta conforto com os préstimos que recebe dos profissionais.
O director provincial da Saúde falava durante a abertura da semana de humanização de saúde, que decorre sob o lema “Repensar, cuidar e investir nas pessoas”.
O responsável explicou que a semana, aberta na segunda-feira, deve servir para os técnicos reflectirem sobre a importância da humanização do atendimento ao paciente no exercício da prática profissional e estudar estratégias para o cuidado seguro.
Mendes Esteves avançou ainda que a humanização passa primeiro pela criação de condições de trabalho, que ajudem a diminuir o stress dos trabalhadores, com a colocação de meios e equipamentos à sua disposição e facilitar a interacção entre as equipas.
O director provincial da Saúde salientou que “o técnico de saúde deve colocar-se no lugar de quem procura o tratamento médico, como gostaria de ser tratado e a maneira que é recebido.”

Tempo

Multimédia