Províncias

Técnicos fazem formação sobre terapia do paciente

Técnicos de saúde dos municípios de Ombadja, Cuanhama e Cuvelai, concluíram no sábado, em Ondjiva, um curso de formação de formadores sobre o tratamento de pacientes com sida.

Acção formativa abordou aspectos relacionados com o aconselhamento da mulher grávida
Fotografia: Jornal de Angola |

A acção formativa, que teve a duração de cinco dias, abordou aspectos relacionados com o aconselhamento e testagem voluntária, ciclo biológico do vírus e patologias de infecção, sinais e sintomas.
O acompanhamento do paciente e da mulher grávida portadora do vírus, o estado avançado da doença, as infecções de transmissão sexual, a transmissão vertical e a biossegurança, foram igualmente analisados na formação. A representante do Instituto Nacional de Luta contra a Sida, Hortênsia Trindade, considerou a formação positiva e realçou que os formandos estão em condições de transmitirem com êxito os conhecimentos adquiridos.
O chefe do departamento provincial de Controlo de Endemias no Cunene, Félix Belarmino, pediu aos formandos para porem em prática com responsabilidade os conhecimentos adquiridos, de modo a contribuírem para a redução dos índices de seroprevalência e de mortes por sida na região.

Tempo

Multimédia