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Técnicos traçam estratégias para melhorar atendimento

Dionísio David| Ondjiva

Os serviços de atendimento nas unidades sanitárias do Cunene vão conhecer progressos consideráveis, em função dos esforços das autoridades locais, na padronização e humanização na prestação  de cuidados aos doentes.

Vista parcial da cidade de Ondjiva onde o atendimento médico tende a melhorar
Fotografia: Eunice Suzana

Os técnicos e responsáveis do sector da Saúde dos seis municípios da província do Cunene participaram em Ondjiva, numa acção formativa para abordar as melhores estratégias de melhoria da assistência de enfermagem e humanização no atendimento aos doentes.
A chefe do departamento da Direcção Provincial da Saúde para a área administrativa, Ana Paula Mandukila, disse que a acção, com duração de quatro dias, vai ajudar igualmente os enfermeiros a planificar melhor as actividades nas unidades hospitalares em benefício dos pacientes. A partir de agora, os enfermeiros devem pôr em prática as orientações emanadas pelas autoridades, no sentido de se alcançar uma assistência de enfermagem mais humanizada, para que o paciente sinta que tem um tratamento exclusivo e individualizado. Ana Paula Mandukila salientou que a formação permitiu traçar novas formas de actuação, para que os profissionais possam ter uma outra mentalidade diante das responsabilidades profissionais. A chefe de departamento da Direcção Provincial da Saúde recomendou aos participantes  para disseminarem as informações e organizarem nas suas áreas de jurisdição vários seminários, uma vez que o trabalho do enfermeiro deve ser sistematizado com rotinas.
Esta actividade deve respeitar normas e métodos de planeamento, interacção entre profissionais, educação permanente, supervisão e avaliação do desempenho.

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