Províncias

Troço rodovário entre os municípios em reabilitação

Dionisio David| Kwamatu

Os trabalhos de reabilitação do troço Ondjiva e Yamungu, no município de Ombadja, cujo projecto se insere no plano de desenvolvimento da província, decorre a bom ritmo, e espera-se pelo fim das obras dentro dos prazos acordados, garantiu ontem o responsável pela fiscalização.

Plácido Gunza disse que neste momento foram terraplenados mais de 37 quilómetros de Ondjiva a   Ominda II, restando 32 para se atingir a sede de Ombala-Yamungu.
Os trabalhos abrandaram quando foi descoberto um poço de água no interior de uma lavra, cuja cacimba existe há mais de 28 anos e onde mais de 200 habitantes da comunidade de Ominda retiram a água para o consumo e também para gado.
Perante tal situação e tendo em atenção a necessidade de se continuar a manter o poço, o empreiteiro da obra trabalha  para melhorar o estado da água e procurar desviar o curso  para local mais adequado. “Vamos procurar dar dignidade a esta população, dando-lhes água com qualidade”, disse.
O ancião Gabriel Nashipili manifestou-se satisfeito pela decisão tomada pela construtora  de desviar o curso do poço e melhorar o estado da água que a comunidade consome.“Esperamos que a reabilitação do troço que liga a cidade de Ondjiva à comuna de Ombala YaMungu melhore a circulação rodoviária  e que haja mais investimentos”, disse o ancião.

Tempo

Multimédia