Províncias

Vacinação do gado contra a febre aftosa arranca em breve

Dionísio David | Ondjiva

A segunda fase da campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa começa na próxima semana, na província do Cunene, anunciou, na terça-feira, o chefe dos serviços de Veterinária da Direcção Provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Estevão Camalanga antevê que a vacinação atinja cem mil cabeças de gado e abranja as áreas de transumância e de passagem de gado nos marcos 35, na localidade de Olupale (província do Cuando Cubango) e Cinco Calueque (no Cunene), numa extensão de 60 quilómetros.
Na primeira fase da vacinação foram imunizadas 68.291 cabeças de gado contra a febre aftosa, sendo 50 mil vacinadas na província do Cunene e outras 18 mil no Cuando Cubango, informou Estevão Camalanga, que explicou que a operação contou  com a colaboração dos Serviços de Protecção Civil, Assistência e Reinserção Social, Forças Armadas, Administrações  Municipais e de proprietários de fazendas.
Disse que face à gravidade do surto de febre aftosa  é necessário que as autoridades e os criadores de animais reforcem o controlo da movimentação do gado nas áreas de transumância, para evitar que os animais vacinados voltem a ser contagiados.

Tempo

Multimédia