Províncias

Várias estradas da província são asfaltadas

Quinito Kanhameni | Ondjiva

As estradas Cahama/Otchidjau/Oncocua, Ondjiva/Oshimbala/Ombala-yo-Mungo/Naulila e Kalueque/Xangongo começam a ser asfaltadas este ano, no âmbito do programa de infra-estruturas rodoviárias, anunciou, em Ondjiva, o governador provincial do Cunene.

António Didalelwa disse que o programa em curso abrange também as estradas terciárias que vão ser terraplanadas e dotadas de passagens hidráulicas nos percursos Xangongo/Peu-Peu/Kalonga e Xangongo/Ombala-yo-Mungo/Okalongo/Marco.
O Governo Provincial, anunciou, vão ser instaladas casas pré-fabricadas onde vão funcionar escolas para as 30.353 crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino e no próximo ano começa a construir o campus universitário de Ondjiva, que inclui as faculdades de ciências de educação, medicina e de agronomia.
António Didalelwa referiu que o Governo Provincial continua a apoiar as vítimas da seca, pois a­pesar da colheita da presente campanha, muitas pessoas continuam sem alimentos suficientes. Por isso, declarou, estamos a fazer o levantamento de novos dados para sabermos quantas famílias estão ainda naquela situação.
Mais de 200 quilómetros de tubagem de água a partir do rio Cunene, no município de Xangongo, abastecem, desde o início do ano, os municípios de Ombadja, Cuanhama e Namakunde. 
Também no âmbito do programa “Água para Todos” estão a ser feitos furos e represas nas zonas que ainda não são abastecidas.

Tempo

Multimédia