Províncias

Vários animais de estimação são vacinados

Dionísio David | Namacunde

Milhares de animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, vão ser vacinados contra a raiva na província do Cunene, durante a campanha de vacinação aberta quinta-feira  na comuna de Chiedi, no município de Namacunde.

Animais de estimação
Fotografia: Jaimagens

Para a  campanha de vacinação, que vai durar sete dias, foram disponibilizadas mais de 5.500 doses de vacinas.
O chefe do departamento provincial dos Serviços Veterinários, João Estêvão Camalanga, referiu que a campanha de vacinação surge em boa altura, tendo em conta que os casos de raiva, causados por mordeduras, continuam a preocupar as autoridades sanitárias.
A campanha massiva de vacinação contra a raiva, que se enquadra nas jornadas comemorativas do dia mundial da luta contra a doença, 28 de Setembro, vai acontecer nas 20 comunas e nos seis municípios que compõem a província do Cunene. />“Pretende-se vacinar o maior número possível de animais”, disse Estêvão Camalanga, acrescentando que para a comuna de Chiedi foram destacados nove técnicos e uma viatura de apoio para facilitar a movimentação das equipas de trabalho às áreas de difícil acesso, dada a dispersão existente entre as comunidades locais.
O responsável garantiu que neste momento a província dispõe de vacinas suficientes para suprir as necessidades e vacinar o maior número possível de cães, macacos e gatos, para se diminuir os casos de raiva, que se registam com mais frequência nas comunidades rurais.

Tempo

Multimédia