Províncias

Cunene recebe reforço para combate à malária

Domingos Calucipa | Ondjiva

O programa de combate à malária na província do Cunene foi  reforçado com seis viaturas equipadas com meios  de fumigação extra-domiciliar contra o vector da doença.  

A província conta agora com mais viaturas de fumigação
Fotografia: Fernando Camilo | Edições Novembro

Os meios, que fazem parte das estratégias do Ministério da Saúde  para a extinção desta epidemia, foram entregues aos administradores dos seis municípios da província, pelo director provincial da Saúde Mendes Esteves.
Mendes Esteves disse  na ocasião que o equipamento “vai ajudar grandemente a eliminar os mosquitos e impedir a proliferação da malária em todas as regiões da província,  cuja cidade de Ondjiva se destaca por ser a que mais focos de insectos apresenta”.
O responsável da Saúde na província assegurou que as referidas viaturas “já têm a  manutenção garantida” numa das representantes de automóveis da cidade do Lubango.
Por seu lado, Margarida Ulissavo, administradora municipal do Cuanhama, que assistiu  à cerimónia, enalteceu a aposta da Saúde no combate à malária, alegando que “ com a mobilização de meios específicos, como os carros de fumigação que a província acaba de receber, é possível reduzir a propagação da doença” .
“A viatura que o município do Cuanhama acaba de receber vai circular em todos os bairros da  localidade onde haja grandes focos de reprodução de mosquitos”, garantiu Margarida Ulissavo.

Tempo

Multimédia