Províncias

Dala Quinguangua tem uma moagem

Sónia Maria | Caculama

A Cooperativa de Dala Quinguangua, a 82 de quilómetros da sede municipal de Caculama, com 250 famílias, tem em funcionamento uma moagem para transformação de bombô em fuba.

O equipamento,  que faz parte de outros sete, é uma iniciativa do  Projecto de Agricultura Familiar de Orientação para o Mercado (MOSAP), no âmbito do Programa do Combate à Pobreza.
O administrador municipal de Caculama, Serrote Gio, disse que os próximos locais a beneficiarem de moagens são Muala, Bulo, Calolo, Catreze, Clemente, Camalenda e Cajiza.
Serrote Gio, que inaugurou a primeira moagem das sete a serem instaladas no município, pediu à população para preservar o equipamento, para que possa ajudar a resolver os problemas das comunidades.
O regedor Albino Dala afirmou que a moagem representa um ganho importante para a sua comunidade, por proporcionar melhorias significativas na preparação da fuba de bombô.
A população, disse a autoridade tradicional, era obrigada a percorrer cinco quilómetros para moer a mandioca. Na região estão em curso diversas acções de impacto social, que visam melhorar o nível de vida da população, como a construção e reabilitação de centros médicos, postos de  saúde e escolas.

Tempo

Multimédia