Províncias

Defendida prudência no uso das redes sociais

Tatiana Marta | Huambo

O XIX Conselho Provincial  da Família no Huambo, defendeu o uso racional e adequado das redes sociais pela população, sobretudo pelos jovens, para evitar situações que podem manchar ou lesar a sensibilidade moral de outrem.

Cidade do Huambo acolheu Conselho Provincial da Família
Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

No conselho, promovido pela Direcção Provincial da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, sob o lema “A família como modelo de valores e inspiração dos seus filhos”, os participantes manifestaram-se desapontados com determinadas publicações, nos últimos tempos, de imagens e conteúdos que incitam a violência e ferem a moral, dignidade e a sensibilidade das pessoas, violando a ética e os princípios pelos quais se rege a informação e comunicação social.
A directora provincial, Frutuosa Cassinda, disse que se deve prestar  mais atenção ao uso das redes sociais, para se evitar os perigos que delas advêm, apesar de trazerem vantagens enormes na vida do ser humano, porquanto ajudam a dialogar com familiares, amigos e pessoas que estão distantes. A vice-governadora do Huambo para o sector Político Económico e Social, Maricel Capama, disse que os valores morais, cívicos e éticos devem inspirar os pais, no processo de educação dos filhos, pois a responsabilidade da família passa, essencialmente, por produzir cidadãos aptos e flexíveis para o convívio social.
Maricel Capama realçou que este núcleo social, a família, enquanto primeira instituição da Humanidade, onde o indivíduo começa a dar os primeiros passos de vida, deve ser o modelo de valores de sã convivência.
“A formação do desenvolvimento da personalidade dos filhos depende, fundamentalmente, da família a que pertencem, assumindo os pais e encarregados de educação responsabilidades acrescidas, no resgate dos valores essenciais da vida”, disse a governante, assumindo que em Angola a desestruturação familiar é uma realidade que continua a debilitar a estrutura social, sendo causa do desrespeito entre os membros da família  e consequentemente dos problemas de monta  em toda a sociedade.

Tempo

Multimédia