Províncias

Defendido reforço de acções de sensibilização nos bairros

Venâncio Víctor | Malanje

Os técnicos de Saúde da província de Malanje vão reforçar as acções de sensibilização das comunidades sobre regras de higiene individual e colectiva, com vista a minimizar as consequências da febre-amarela e da malária, disse sexta-feira o director local do sector.

Enfermeiros traçam novas estratégias
Fotografia: Venâncio Víctor | Malanje

Pedro José António, que falava em torno do 12 de Maio, Dia Internacional do Enfermeiro, apelou igualmente a classe no sentido de trabalhar com afinco para a humanização dos serviços de saúde.
O director provincial da Saúde considerou que, apesar da procura dos serviços de enfermagem no país superar a actual capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde, os profissionais têm consentido muitos sacrifícios a fim de corresponder com as expectativas de assistência médica e medicamentosa às populações.
Pedro José António frisou que o Governo tem desenvolvido esforços, para que a classe exerça a profissão com zelo e dedicação, acrescentando que a Enfermagem requer sacrifícios e esforços redobrados por ser uma arte de lidar com vidas humanas.
O presidente da Ordem dos Enfermeiros em Malanje, Afonso Caculama, salientou os associados continuam a lutar pela melhoria dos salários, dignificação da classe através da elevação das habilitações académicas e por condições de trabalho, que permitam garantir serviços de qualidade à população. Afonso Caculama disse que, apesar dos avanços registados no seio da classe, a situação da elevação do nível de qualidade do serviço e do desempenho, quer do ponto de vista das melhorias das condições e de meios de trabalho, quer pela formação, qualificação técnica profissional e científica é um dos grandes problemas ainda.
Para Afonso Caculama, o nível superior ou médio não determina a qualidade do desempenho dos profissionais, uma vez que, além deste pressuposto, existem outros requisitos fundamentais, para que os profissionais atinjam os níveis de excelência que devem estar reunidos. O 12 de Maio é uma homenagem a Florence Nightinhal, considerada a precursora da enfermagem moderna.
A província de Malanje conta com 1.093 técnicos de enfermagem, dos quais 486 de nível médio e 607 de nível básico.

Tempo

Multimédia