Províncias

Definidas prioridades para este ano

Weza Pascoal | Menongue

A Administração Municipal de Menongue, na província do Cuando Cubango, prevê, na sua proposta orçamental para o corrente ano, gastar mais de 348.025.434 kwanzas em despesas de apoio ao desenvolvimento sustentável, cuidados primários de saúde, merenda escolar, mobilização social e saneamento básico.

Vista aérea da cidade de Menongue onde estão em curso diversas acções de impacto social para melhorar o nível de vida da população
Fotografia: Nicolau Vasco | Menongue

Segundo os membros do conselho de auscultação e concertação social da Administração Municipal está prevista a utilização de 162.514.173 kwanzas para as despesas de apoio ao desenvolvimento, 110.327.440 kwanzas para os cuidados primários de saúde, 36.420.000 na merenda escolar e 6.853.400 kwanzas para operacionalização das infra-estruturas institucionais.
Outras verbas são 8.913.333 kwanzas para mobilização social e cidade limpa, 185.511.261 kwanzas para projectos de investimentos públicos e 6.503.760 kwanzas para a construção de infra-estruturas.
Durante o ano de 2015, a Administração Municipal de Menongue teve um orçamento aprovado de 410.636.129 kwanzas, destinados a despesas públicas, bens e serviços.
No mesmo período, a administração arrecadou para os cofres do Estado cerca de 22.997.692 kwanzas, provenientes de atestados médicos, legalização de terrenos, licença de vedação, de construção, letreiros publicitários, mercados e feiras, entre outros.
 
Recomendações do Conselho
 
Após a análise e discussão dos pontos agendados, os membros do conselho de auscultação e concertação social recomendaram à Administração Municipal de Menongue a proceder a visitas específicas e abrangentes nas escolas, com o fim de conhecerem o seu real funcionamento, e a bancarização da remuneração dos pensionistas.
Recomendaram também a reprogramação e reabilitação dos pontecos e das vias da Missão Católica à aldeia da Jamba Missesse. Na primeira reunião ordinária do conselho municipal de auscultação e concertação social da Administração de Menongure, os membros aprovaram o relatório das actividades do ano de 2015, com algumas emendas introduzidas, aprovaram de igual modo o relatório do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e de combate à fome e à pobreza do ano de 2015.
Os participantes tomaram conhecimento das medidas de contenção da crise e da diversificação da economia do país e do município de Menongue em particular, essencialmente na criação de condições técnicas e materiais.

Tempo

Multimédia