Províncias

Detidos promotores de furto de motorizadas

Carlos Paulino | Menongue

Três cidadãos, dos quais dois mecânicos dos bairros Paz e Tchivonde, que incentivavam jovens a roubar motorizadas na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, foram detidos segunda-feira pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), informou ontem à imprensa o porta-voz da instituição, inspector-chefe Anderson Luhami.

Detidos promotores de furto de motorizadas
Fotografia: DR

O SIC, segundo Anderson Luhami, encontrou nas oficinas dos mecânicos mais de duas toneladas de acessórios de motorizadas su-postamente furtadas. “ Eles compravam motorizadas roubadas, desmanchavam e comercializavam em peças”, disse, acrescentando que os infractores compravam as motorizadas que custam 400/500 mil kwanzas, a 40/ 50 mil.

O porta-voz do SIC informou que os três indivíduos desenvolviam esta prática “há muitos anos”, e foram descobertos devido a várias de-núncias. “Nos últimos 15 dias houve um registo substancial de roubos de motorizadas na cidade de Menongue, o que levou o SIC ao encalço deste crime”, detalhou.

Anderson Luhami fez saber que, desde o início do ano, o Serviço de Investigação Criminal no Cuando Cubango registou 26 denúncias de roubo de motoriza-das em todo o município de Menongue. “Continuamos a trabalhar para deter outros cidadãos implicados nesta prática”, garantiu.

Rixa entre adolescentes

O porta-voz do SIC informou que foram detidos, igualmente na segunda-feira, 12 adolescentes dos 13 aos 17 anos, de dois grupos de supostos marginais do bairro Castilho, designadamente Revolta Vip e ATM, que no último fim-de-semana entraram em confronto, resultando na morte de um dos integrantes do ATM.

Anderson Luhami aconselha, a propósito, a atenção redobrada por parte dos pais e encarregados de educação no acompanhamento de menores. “Urge trabalharmos todos para invertermos este quadro de rixa entre grupos de adolescentes e jovens, que tem sido frequente na cidade de Menongue”, defendeu.

Tempo

Multimédia