Províncias

Dezenas de salas de aula em construção no Cuangar

Nicolau Vasco | Cuangar

O sector da Educação no município do Cuangar, no Cuando Cubango, vai ser reforçado no próximo ano lectivo, com a construção de 42 novas salas, o que garante o ingresso de mais de 200 alunos do ensino primário e secundário que, na sua maioria,

Sector da educação mais reforçado
Fotografia: Arimateia Baptista

estudavam em escolas improvisadas, informou o administrador da circunscrição.
Manuel Franessa disse ao Jornal de Angola que já foram construídas duas novas escolas, sendo uma na comuna do Savate, com 12 salas de aula, e outra na aldeia de Tchisana, com seis. No Cambumbo está em fase de conclusão uma outra infra-estrutura idêntica.
Na sede municipal está igualmente em construção uma escola com 12 salas e outra na aldeia de Mapandato, cujas obras já atingiram perto de 90 por cento de execução.
O sector da Educação no Cuangar foi assegurado, no ano lectivo 2015, por 272 professores e contou com um universo de mais de cinco mil alunos, desde o ensino de base até a 12ª classe.

Assistência sanitária


O administrador municipal do Cuangar, Manuel Franessa, reconheceu os progressos alcançados no sector da Saúde, com a melhoria da assistência médica e medicamentosa das populações.
Disse ainda que no município foram construídos dois postos de saúde e duas residências para os enfermeiros nas localidades de Mangondo e Mutanda, situado a mais de 50 quilómetros da sede municipal do Cuangar.
Para melhor controlo das grandes enfermidades no município, Manuel Franessa disse que o sector tem promovido encontros regulares com as autoridades da localidade de Nkurenkuru (Namíbia) para a análise dos indicadores das doenças que afligem as populações,  nomeadamente a malária, HIV-Sida, doenças diarreicas agudas, assim como as que afectam o gado.
No âmbito do Programa de Municipalização dos Serviços Primários de Saúde, a Administração Municipal levou brigadas móveis a assistirem às populações de Cafuma, Olupale e Bondo, através de campanhas de vacinação e acções de sensibilização sanitária, no seio das comunidades.
O município do Cuangar, que conta com 85 enfermeiros, recebeu há dias mais três novos quadros.

Tempo

Multimédia