Províncias

Diagnosticados centenas de casos de tuberculose

Mais de 240 novos casos de tuberculose pulmonar e extra-pulmonar foram diagnosticados, de Janeiro a Setembro do ano em curso, no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, informou ontem o responsável de estatística da referida unidade sanitária, Hilário Ndeudalelwa.

Hospital de Ondjiva tem centenas de doentes com tuberculose
Fotografia: Maria Augusta | Edições Novembro

O médico responsável pelo acompanhamento e tratamento da tuberculose, Candita Nick, apontou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a fraca alimentação, associada ao abandono do tratamento, como as causas do aumento de casos de tuberculose.
Segundo o médico, os 248 casos detectados não reflectem os números exactos de doentes na circunscrição, pois há situações que escapam ao controlo das unidades sanitárias.
“Ainda existem zonas onde a informação sobre a tuberculose não chega e as pessoas não procuram assistência médica, o que obrigou o sector da Saúde e parceiros a trabalharem dentro das comunidades, no sentido de se efectuar o seguimento ambulatório dos pacientes”, disse.
Aconselhou os cidadãos a evitarem consumir bebidas alcoólicas de forma abusiva, pautando-se por uma dieta alimentar equilibrada, baseada em verduras e sumos naturais. Aos que apresentam tosse, por mais de 15 dias consecutivos, e perda de peso, aconselhou a procurarem a unidade sanitária mais próxima.

Tempo

Multimédia