Províncias

Diagnosticados na província milhares de casos de HIV/Sida

Um total de 6.090 casos de HIV/Sida foram diagnosticados em 2006 a 2017 na província do Cuando Cubango, informou ontem, em Menongue, o chefe de departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias.

William Ntima disse que  os  casos diagnosticados incluem 217 crianças infectadas, 3.616 adultos e 2.257 grávidas. Sem avançar dados posteriores, fez saber que os jovens com idades compreendidas entre 15 e 24 anos, na sua maioria, não dispõem de informação clara sobre a pandemia, daí a necessidade da realização de encontros sobre a doença.
 Os dados foram divulgados durante um encontro sobre HIV/Sida, no qual participaram funcionários da Saúde, Assistência e Reinserção Social, dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, do Governo Provincial e autoridades tradicionais.
O chefe de departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias disse que     o encontro visou dar possibilidade aos participantes para serem agentes  de saúde nas comunidades e unidades sanitárias disseminando a informação  sobre a prevenção e a transmissão do vírus.William Ntima apontou a transfusão de sangue, relações sexuais,   partilha do material para preparação da injecção e  a gravidez como as principais via de transmissão da doença.
William Ntima explicou que a abstinência sexual, o uso do preservativo durante a relação sexual, o não uso de objectos cortantes (agulhas, seringas materiais de manicura e pedicura) é mais seguro e evita a contaminação da doença.

Tempo

Multimédia