Províncias

Directores escolares formados em gestão

Albino Hitotonaye

Directores de escolas do ensino secundário foram capacitados em Ondjiva, na província do Cunene, em matérias ligadas à gestão participativa, na busca de soluções conjuntas para agir com transparência e compromisso, num seminário promovido pelo Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Rede Escolar Eiffel.

Acção formativa contou com a presença de centenas de gestores
Fotografia: Estanislau Costa| Edições Novembro

O seminário, que juntou durante dois dias mais de 150 participantes, entre chefes de departamentos, inspectores escolares, directores de repartições municipais e de escolas, teve como objectivo reforçar as competências dos responsáveis para o fortalecimento das instituições escolares e a melhoria de práticas pedagógicas.
A directora do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Soraya Teresa de Jesus, disse que os actuais desafios que o sector enfrenta exigem profissionais capazes de identificar, criar e utilizar eficientemente os recursos humanos, materiais, técnicos, organizacionais e simbólicos, para o atendimento das necessidades escolares na região.
Soraya Teresa de Jesus exortou os participantes a estabelecerem canais de comu-
nicação efectivos, administrando os conflitos laborais na busca de soluções conjuntas, para prevenir e combater atitudes indesejáveis às instituições escolares e demais órgãos do sistema educacional.
O coordenador da Rede Escolar Eiffel, Filipe dos Santos, disse que a sua organização adoptou, junto do Ministério da Educação, mecanismos que visam encontrar melhores ambientes de aprendizagem, investindo seriamente na formação docente, para o aprimoramento dos métodos de ensino.
António Camati, um dos participantes, louvou a iniciativa e pediu ao Gabinete Provincial da Educação mais acções formativas, para a melhoria da gestão escolar.

Tempo

Multimédia