Províncias

Empresa de águas registou aumento de consumidores

Casimiro José | Sumbe

A empresa de águas da província do Huambo registou, este ano, um aumento de 90 por cento de clientes, passando de oito mil, em 2014, para 14.500, disse à Angop o presidente do Conselho da Administração da firma.

Fotografia: JAIMAGEM

Adolfo Elias explicou que tal aumento significativo é fruto da reestruturação do sector e informou que, na base da reforma, ainda em curso, procedeu-se a melhoria do sistema de abastecimento de água, controlo e recadrastamento de consumidores.
O alargamento da rede de distribuição e das ligações domiciliares, nas zonas mais distantes, assim como o aumento do horário de abastecimento, que passou de 10 para 18 horas dias, também permitiram aumentar o número de clientes. “Este ano a empresa de águas, na província do Huambo, deu um salto significativo, graças a implementação de projectos reestruturantes, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional do Sector das Águas, do qual resultou a criação do Conselho de Administração”, disse.
Adolfo Elias também deu a conhecer que, actualmente, a empresa tem capacidade de distribuição de um milhão e 360 mil litros, por dia. Este ano arrecadou 14 milhões e 690 mil kwanzas.
No âmbito do programa do Executivo “Água para todos”, estão a ser reabilitados e construídos vários sistemas de captação.

Tempo

Multimédia