Províncias

Endiama vai construir hospital na Região Leste

O corredor Leste (Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico) vai ter, este ano, um hospital de referência, fruto da expansão dos serviços da Clínica Sagrada Esperança.

Fotografia: DR


A informação foi dada ontem, em Saurimo (Lunda- Sul), pela administradora para o sector de Geologia e Desenvolvimento Mineiro da Endiama, Ana Maria Feijó, durante um seminário sobre “O papel da Clínica Sagrada Esperança no Plano Nacional de Saúde”, no âmbito dos 40 anos da empresa.
A infra-estrutura, a ser erguida numa área de cinco hectares, terá capacidade de internamento de 100 camas, com bloco operatório, central de esterilização, maternidade, salas de parto, cuidados intensivos, trauma, oftalmologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria e ortopedia, entre outros.
A mesma área vai albergar cozinhas, refeitório, lavandarias, complexo para trabalhadores da unidade sanitária e um centro de formação.
Sem avançar a localização exacta onde será erguida a infra-estrutura, a responsável afirmou ser pretensão da Endiama erguer uma estrutura sanitária de referência nesta região, de modos a atender os trabalhadores das empresas mineiras, familiares, privados e população em geral.
“A instituição está a realizar um estudo de viabilidade nas três províncias”, frisou. Os participantes no evento, que juntou responsáveis das províncias, médicos, funcionários da Endiama da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico, abordaram, em apenas um dia, temas ligados à Clínica Sagrada Esperança e o seu papel no desenvolvimento do sistema de saúde no nordeste do país, processo de formação e pós-graduação, bem como as bases para edificação de um hospital geral na Região Leste, entre outros.

Tempo

Multimédia