Províncias

Energia e água são prioridades

Quinito Kanhameni|Ondjiva

O Programa de Investimento Público do governo da província do Cunene para o biénio 2010/2011 prevê a execução de 40 projectos nos sectores da educação, saúde, energia, água, agricultura, estradas e formação de quadros da função pública.

 O Programa de Investimento Público do governo da província do Cunene para o biénio 2010/2011 prevê a execução de 40 projectos nos sectores da educação, saúde, energia, água, agricultura, estradas e formação de quadros da função pública. Orçado em cinco biliões de Kwanzas, o programa prevê investimentos na construção e apetrechamento de oito escolas, com destaque para um instituto médio no município de Ombadja, seis escolas primárias na Cahama e Cuvelai e uma do primeiro ciclo no Kwanhama e um empreendimento residencial para professores.
As prioridades do governo estão ainda viradas para a reabilitação das vias terciárias que ligam os centros de produção do meio rural aos mercados consumidores. No campo da saúde, o governo local vai construir seis centros materno infantis municipais, na perspectiva de reduzir a elevada taxa de mortalidade que se regista na região, uma escola técnica média de saúde e o Hospital Municipal do Kwanhama, em Ondjiva, casas para enfermeiros, aquisição de meios de suporte às unidades hospitalares, centros e postos médicos em todas as comunas.
 
Energia e água
 
No domínio da energia e águas, o programa prevê a reabilitação e expansão das redes de distribuição de energia eléctrica e de água nos seis municípios da província e a aquisição e montagem de grupos geradores para centrais térmicas municipais. No programa está incluída a reabilitação dos edifícios do Governo Provincial do Cunene e da Rádio Cunene, devido ao seu estado de degradação avançado.
O programa encerra com a construção de nove direcções provinciais, Palácios do Governo e da Justiça, Conservatória do Registo Civil e sala de exibição de filmes na cidade de Ondjiva, Unidade de Bombeiros e postos policiais nas comunas do Humbe, Môngua, Kubati e Mucope.
Nos próximos dois anos, a província vai construir 200 casas destinadas aos antigos combatentes e veteranos de guerra, uma casa de trânsito do Governo Provincial, internatos masculino e feminino nas localidades de Xangongo e Ondjiva. A reabilitação e terraplanagem dos troços Xangongo/Chivema /Canganda, numa extensão de 97 quilómetros, Xangongo/Ombala yo Mungo/Onassalama, 80 quilómetros, Anhanga/Oshimolo/Cubati, 80 quilómetros e Ondjiva/Oipembe/Oifidi, dez.

Tempo

Multimédia