Províncias

Ensino reforçado com nova escola

O ensino primário no município do Luau província do Moxico, está mais reforçado, com a entrada em funcionamento de  uma escola daquele nível de formação no bairro Luanga, no âmbito dos programas de Investimentos Públicos e de Combate à Pobreza.

Acesso ao ensino na região é cada vez mais fácil
Fotografia: Edmundo Eucílio| Bengo | Edições Novembro

Com 14 salas de aulas, a escola primária, inaugurada pelo governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos, vai albergar 1.260 novos alunos para o sistema normal de ensino e aprendizagem.
Com a inauguração da escola, a província do Moxico passa a dispor de 322 estabelecimentos de ensino de carácter definitivo. Para o presente ano lectivo, que vai encerrar na próxima semana o seu segundo trimestre, foram matriculados, no Luau, 28.355 alunos nos diferentes subsistemas de ensino, suportados por 265 professores.
O director municipal da Educação do Luau, José Lutchazes Nascimento, disse que actualmente estão fora do ensino a nível do município do Luau 2.400 crianças.
Com a construção de novas escolas e o recrutamento de novos professores, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Moxico, Abel Jones Pick, espera que essas crianças fora do sistema possam ser enquadradas no mais curto espaço de tempo. Neste âmbito, Abel Jones Pick disse  que, antes do fim do ano, a Direcção Provincial da Educação prevê a inauguração de mais 11 escolas.

Tempo

Multimédia