Províncias

Equipa médica realiza consultas para cirurgias de cataratas

João Salvo

Mais de cem pacientes que padecem de cataratas estão a ser consultados, desde segunda-feira, em Saurimo, na Lunda-Norte, para beneficiarem de cirurgias grátis, por conta de um convénio de assistência humanitária, subscrito  entre o centro de saúde da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA) e uma equipa médica da mesma igreja, adstrita ao centro de oftalmologia baseado na cidade de Benguela.

Fotografia: DR

De acordo com o oftalmologista Stephen Collins, que realiza os trabalhos, auxiliado por técnicos locais, o convénio permitiu,  em sete anos de vigência, o atendimento de aproximadamente dez mil pessoas afectadas por distintas patologias de fórum visual, dados confirmados pelo director do centro, João Sayambo. Para mitigar parte dos custos que o centro suporta, os pacientes comparticipam, por altura da consulta, com dois mil kwanzas. O sucesso do trabalho realizado pela instituição sanitária, equipada com o essencial, justifica a afluência.
Nela Marta viu, com tristeza, adiada a possibilidade de cura, mediante cirurgia ao olho esquerdo, por padecer de diabetes.
Sorte diferente alegrou o mais velho António Safuliela, que, com a receita na mão, aguardava pela chamada para o bloco operatório, a fim de melhorar a visão, constrangida por cataratas.
O ancião expressa confiança, com base no historial dos trabalhos que os médicos já realizaram, para restituir a visão.

Tempo

Multimédia