Províncias

Ervanárias comunitárias abertas em breve no Bié

Um total de 20 ervanárias comunitárias vai ser instalado, nos próximos tempos, na província do Bié, pela Câmara dos Terapeutas Tradicionais de Angola, anunciou ontem, na cidade do Cuito, o presidente da organização.

Prioridade é melhorar a gestão e controlo das actividades dos terapeutas tradicionais
Fotografia: José Soares

O terapeuta Kitoco Mayavangua, que se encontra naquela parcela do país, para constatar as condições para o funcionamento deste ramo da medicina natural, esclareceu que o Cuito vai dispor de quatro ervanárias,  enquanto os restantes municípios vão contar com duas cada. Kitoco Mayavangua referiu que a abertura das ervanárias é um programa que se centra na melhoria da gestão e controlo dos terapeutas tradicionais, o que vai permitir a descoberta de falsos profissionais da área.
O presidente da Câmara dos Terapeutas Tradicionais de Angola destacou a necessidade de todos os profissionais do ramo aderirem ao processo de licenciamento, para que “todos estejam a trabalhar de forma legal”.
Neste momento, o país controla mais de 61 mil terapeutas tradicionais, distribuídos em redes, nomeadamente, parteiras tradicionais, terapeutas e ervanários,segundo o presidente da organização.

Tempo

Multimédia