Províncias

Estação Zootécnica desenvolve projecto de criação de gado

A Estação Zootécnica do município da Ganda, na província de Benguela, está a desenvolver um projecto de criação de gado de corte e leiteiro, no âmbito da pesquisa e investigação veterinária da espécie bovina, com o objectivo de melhorar as raças.

O director da instituição, Luís Samuel, disse que o projecto visa desenvolver raças para a produção de leite e reprodução de gado, com base na aplicação de conhecimentos e tecnologias modernas.
Esta técnica, explicou o responsável da Estação Zootécnica, reaberta recentemente depois de uma paralisação de 20 anos, vai trazer grandes benefícios para os pequenos, médios e grandes criadores de gado da região. Luís Samuel revelou que estão a ser testados 24 suínos e 15 cabeças de gado bovino para corte (produção de carnes). Quando terminarem as obras de reabilitação, a instituição fica dotada de todas as condições administrativas, equipamentos e tecnologia moderna para a produção, multiplicação e reprodução de diversas espécies animais.
As actuais instalações compreendem uma biblioteca, laboratório de inseminação artificial e de pesquisas animais, devendo servir também para estágios práticos e capacitação de quadros médios e superiores em ciências agrárias. A Estação Zootécnica vai dispor de quatro residências, para acomodar técnicos veterinários e agrícolas, um matadouro, estábulo para vacas leiteiras e aviário, silos, armazéns de feno e ração, além de servir a apicultura. A reabilitação da Estação Zootécnica proporcionou emprego a muitos jovens  angolanos.

Tempo

Multimédia