Províncias

Estrada do Luena a Saurimo fica pronta até ao fim do ano

Lino Vieira| Luena

Os trabalhos de reabilitação e ampliação da estrada 180, que liga as cidades de Saurimo, província da Lunda-Sul, e Luena, no Moxico, numa extensão  de 260 quilómetros, decorrem a bom ritmo.

O responsável do INEA David Tito entende que o desenvolvimento de qualquer sociedade depende de boas vias de comunicação
Fotografia: Daniel Benjamim| Luena

Os trabalhos de reabilitação e ampliação da estrada 180, que liga as cidades de Saurimo, província da Lunda-Sul, e Luena, no Moxico, numa extensão  de 260 quilómetros, decorrem a bom ritmo.
Iniciadas em Junho, as obras destinam-se a ampliar e melhorar as bermas, valas de drenagem de águas pluviais, colocação de tapete asfáltico e alargamento das faixas de rodagem para quatro metros cada.
 O director provincial do Instituto Nacional de Estradas (INEA) no Moxico, David Tito, esclareceu que, até ao  momento, foram feitos 52 quilómetros de limpeza, 25 de terraplanagem, enquanto outros 11 já receberam o tapete  asfáltico.David Tito afirmou que a reabilitação das estradas nacionais, terciárias e secundárias faz parte da estratégia do Executivo, que visa melhorar a circulação de pessoas e mercadorias.
O programa, disse, tem ainda como objectivo contribuir para a redução dos custos de transporte de mercadorias para aquela região e a criação de novos postos de trabalho para os jovens.
O responsável do Instituto Nacional de estrada de Angola (INEA) entende que o desenvolvimento de uma sociedade depende das vias de comunicação, daí que o Ministério do Urbanismo e Construção, por orientação do Executivo, tenha programado várias acções de reabilitação e melhoramento das estradas, para facilitar a execução do Programa de Luta contra a Pobreza. Com o fim previsto para o final deste ano, a empreitada, a cargo da construtora angolana AFA, envolve 200 trabalhadores, entre os quais 170 nacionais, que envidam esforços para atingir os 105 quilómetros da via. 
O director do Instituto Nacional de Estrada de Angola salientou que a par da obra atrás referida, decorrem igualmente a reabilitação e requalificação das estradas que ligam o Luena ao Lucusse e desta ao Lumbala Caquengue. David Tito explicou que estão ainda a decorrer as obras de reabilitação entre os troços Luau/Alto Zambeze e Lumbala–Nguimbo/Kuando-Kubango, respectivamente.
Até ao próximo ano, entram em acção as obras de reabilitação da estrada Luena/Cuito, cujo estudo de viabilidade está em elaboração.

Tempo

Multimédia