Províncias

Estrada recebe nova camada de asfalto

Venâncio Víctor | Malanje

Cerca de 100 quilómetros de estrada que ligam a sede municipal de Cambundi Catembo à comuna de Quitapa, na província de Malanje começam, dentro de dias, a ser reasfaltados, anunciou terça-feira o administrador municipal da localidade.

Reabilitação da estrada faz parte das acções realizadas pelo Governo para facilitar o escoamento de produtos do campo
Fotografia: João Gomes

Francisco Luís Mutacambo disse que as obras, iniciadas no ano passado, a cargo da empresa Engevia, orçadas em cerca de oito  milhões de kwanzas, ficam concluídas em Agosto próximo. 
O administrador municipal de Cambundi Catembo revelou que já foram capinados 95 quilómetros do troço, 25 dos quais terraplanados. A estrada terá duas faixas de rodagem, cada com três metros de largura, e sinalização. Os trabalhos de pavimentação começam esta semana, para posteriormente ser colocado o asfalto.
Apesar dos trabalhos de terraplanagem em curso, a circulação automóvel é feita ainda com deficiência, sobretudo no troço que liga o rio Lui à sede comunal de Quitapa. 
Antes do trabalho de terraplanagem, a viagem de Cambundi Catembo para a comuna de Quitapa era feita em cinco horas, mas agora dura apenas duas.
O responsável reconheceu que além de melhorar a circulação rodoviária, a reabilitação da via vai contribuir para o escoamento dos produtos agrícolas e a construção de equipamentos sociais. A comuna do Quitapa carece de tudo um pouco, desde a água potável, energia, escolas, postos de saúde e centros médicos. O administrador municipal disse que é necessário que haja interacção com as empresas a que foram adjudicadas obras naquela comuna, com vista ao cumprimento dos prazos acordados.
Neste momento está a ser construída uma escola com seis salas de aula, uma esquadra policial e um posto médico, que visam contribuir para a melhoria das condições de vida da população local, estimada em mais de seis mil habitantes. 
O responsável salientou ainda que no município de Cambundi-Catembo estão em execução as obras inseridas no Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, designadamente escolas, unidades sanitárias, centro infantil comunitário e residências para professores e enfermeiros.
As autoridades administrativas do município de Cambundi Catembo trabalham para o reforço do sistema de abastecimento de água potável na sede municipal e nos bairros periféricos.

Tempo

Multimédia