Províncias

Estrada renovada melhora o tráfego

Maximiano Filipe | Benguela

A estrada entre o Lobito e o Balombo, na província de Benguela, recebeu asfalto num troço de cem quilómetros durante o ano passado no âmbito do aumento e melhoramento de bens essenciais para as populações. 

Vias de acesso ao município do Balombo estão em reabilitação
Fotografia: João Gomes

A estrada entre o Lobito e o Balombo, na província de Benguela, recebeu asfalto num troço de cem quilómetros durante o ano passado no âmbito do aumento e melhoramento de bens essenciais para as populações. 
De acordo com António Saraiva, o administrador municipal do Balombo, só falta asfaltar 25 quilómetros da estrada. As obras estão paradas por causa da chuva. António Saraiva apontou o aumento do tráfego rodoviário naquela via com o melhoramento da estrada, o quer está a facilitar a movimentação de diversas mercadorias do Porto do Lobito para várias províncias.
Para o administrador do Balombo, o melhoramento e aumento das vias de acesso, estão a permitir a livre circulação de pessoas e a comercialização dos bens produzidos no campo que são facilmente transportados para a sede do município e cidades do litoral.
António Saraiva acrescentou que o município do Balombo vai contar até ao final do segundo trimestre, com o segundo posto de abastecimento de combustíveis, que já se encontra em construção, um empreendimento que vai dar resposta à procura, em função do aumento de automobilistas que diariamente circulam pela via.
Decorrem igualmente trabalhos de melhoramento dos balneários das termas da Cota Cota e da sua estrutura física, considerada como postal turístico do Balombo, cujas obras estão orçadas em 35 mil dólares.

Campanha agrícola

De acordo com António Saraiva, relativamente à campanha agrícola 2009/2010, estão preparados mais de 300 hectares de terra para agricultura empresarial e 100 hectares destinados à agricultura tradicional, que vai apoiar mais de 15 mil famílias.
O administrador do Balombo revelou que com a abertura em Novembro de 2009 do primeiro balcão do BPC, vão ser efectuados contactos para o aumento de beneficiários do micro crédito, para que haja maior investimento na expansão da rede hoteleira, uma vez existirem actualmente empresários interessados em contribuir para o crescimento e melhoramento do município.
Como perspectiva para 2010, António Saraiva anunciou a construção de um mercado municipal que vai facilitar o comércio das populações e dignificar os seus utilizadores.

Tempo

Multimédia