Províncias

Expansão aumenta produção

A Sociedade de Gestão do Perímetro Irrigado das Ganguelas (Soganguelas), no município da Chibia, pretende estender a sua área de cultivo a mais 500 hectares, no início da segunda fase do projecto, disse, ontem, na Chibia, a directora técnica da empresa.

O perímetro irrigado tem uma mini-hídrica destinada a alimentar o sistema de regadio
Fotografia: Arimateia Baptista | Lubango

Josefa da Silva  falava durante uma visita que o vice-governador provincial para a Área Económica, Sérgio da Cunha Velho, efectuou àquela unidade de apoio à produção, para se inteirar do seu funcionamento e possíveis apoios .
A directora da Sociedade de Gestão do Perímetro Irrigado das Ganguelas informou que a área é destinada a pessoas singulares e colectivas que possuam vontade e capacidade financeira para o desenvolvimento da prática agrícola e, deste modo, garantir uma produção mais efectiva no perímetro.
No espaço projectado para a expansão já foram concedidos 100 hectares a um grupo empresarial local, com capacidade financeira para sua exploração e os restantes 400 estão em negociações, informou Josefa da Silva.  “Vamos trabalhar com a administração municipal e outros parceiros para estendermos a segunda fase do projecto, para termos o nosso perímetro com uma maior zona de produção”, frisou.
 O Perímetro Irrigado das Ganguelas conta com uma zona  de produção de mil hectares e nesta fase estão em exploração 460 hectares e, em pleno funcionamento, a Soganguelas pode produzir 40 mil toneladas de produtos agrícolas diversos por ano, entre cereais, tubérculos, hortícolas e frutas.
Reabilitado em 2009, o Perímetro Irrigado das Ganguelas conta com uma barragem com capacidade para contenção de 3.500 mil metros cúbicos de água, um dique de derivação e dois canais que se estendem por 24 quilómetros.
Este ano, o Governo instalou uma mini-hídrica com capacidade para produzir 1,2 megawatts de energia, para alimentar o seu sistema de regadio.
O município da Chibia dista 42 quilómetros do Lubango e tem uma população de 181.000 habitantes.

Tempo

Multimédia