Províncias

Falta de serviços sociais preocupa a comunidade

A falta de serviços sociais básicos para a população constitui uma das principais preocupações dos habitantes da comunidade da Santa Ambuleia, comuna das Mabubas, município do Dande, disse o coordenador da aldeia.

Localidade tem falta de escola e posto médico
Fotografia: Dombele Bernardo

Salvador Domingos explicou que a comunidade não tem escola, centro médico, nem água potável. Nestas circunstâncias, os habitantes são obrigados a abandonar a comunidade para procurar esses serviços, sobretudo a formação académica e a assistência médica, noutras localidades.
Cecília Carlos, habitante naquela localidade, disse que por falta de tanque de água são obrigados a percorrer, todos os dias, longas distâncias para conseguir água bruta nos rios, lagos e lagoas espalhados por toda a extensão da área de Santa Ambuleia.
A administradora comunal das Mabubas, Maria da Conceição de Carvalho, tranquilizou a população, ao garantir que está a ser dada prioridade à construção destes serviços básicos. Além disso, aconselhou as pessoas a juntarem-se às aldeias, para evitar a construção isolada e facilitar o trabalho do governo de execução dos projectos dirigidos ao bem-estar dos angolanos. Maria da Conceição de Carvalho disse que existe um programa municipal que contempla a construção de mais salas de aulas, centros e postos médicos, e a extensão do programa “Água para todos” a todas as comunidades, no âmbito da melhoria das condições básicas da população.
A localidade de Santa Ambuleia, a norte de Caxito, possui uma população calculada em 1.500 habitantes, que na sua maioria se dedicam à actividade agrícola e à caça.

Tempo

Multimédia