Províncias

Famílias camponesas beneficiam de formação

Um total de 120 novas escolas de campo serão implementadas ainda este ano nos mu-nicípios de Massango, Cahombo, Cacuso, Calandula, Cambundi-Catembo e Mucari, em Malanje, no âmbito do Projecto de Agricultura Familiar voltada para o Mercado (Mosap II), de modo a potenciar a agricultura familiar nas comunidades.

Responsáveis do Ministério da Agricultura assinam acordo com agricultores em Malanje
Fotografia: Adriano Sapalo | Edições Novembro

A informação foi avançada  à Angop pelo director provincial da Agricultura de Malanje, Carlos Chipoia, que referiu que a implantação das referidas escolas surge da necessidade de capacitar os agricultores com novas técnicas que possibilitem o incremento da produção agrícola para a comercialização dos excedentes de produção, garantindo, deste modo, a segurança alimentar das comunidades.
De acordo com o responsável, é intenção do Mosap II cobrir faseadamente a província de Malanje com um total de mil escolas de campo.
Por outro lado, Carlos Chipoia explicou que, para o ano agrícola 2017/2018, o Mosap II aprovou 45 sub-projectos de apoio à activida-de de campo, orçados em 245 milhões de kwanzas, estan-do já os mesmos em fase de implementação.
O responsável acrescentou, para o efeito, que 27 outros projectos estão a ser melhorados para posteriormente serem financiados.
O Mosap II é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, financiado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O projecto tem como ob-jectivo formar e apoiar os agricultores e famílias campone-sas, com imputs e instrumentos agrícolas, acompanhamento e outras medidas que os possibilitem desenvolver com êxito a actividade de campo.

Tempo

Multimédia