Províncias

Famílias são apoiadas para prevenir a cólera

Kátia Ramos | Ndalatando

Cerca de seis mil famílias do município de Cazengo estão a aprender a prevenir a cólera e outras doenças infecciosas, através de uma iniciativa de mobilização de saúde pública, levada a cabo pelo Governo do Kwanza-Norte, desde o início de Abril.

Agentes sanitários e sobas no Kwanza-Norte estão mobilizados no combate à cólera
Fotografia: Jornal de Angola

A coordenadora da iniciativa na província, Melissa Mota, disse que ela se destina a instruir as pessoas sobre questões ligadas ao saneamento do meio e à eliminação dos principais focos de lixo junto das zonas residenciais.
A mobilização está a ser marcada pela realização de palestras nas comunidades, baseadas em temáticas, como a importância da promoção do asseio, tratamento da água para consumo e eliminação dos principais focos de lixo. Além disso, estão a ser distribuídos folhetos informativos porta a porta, sobre os principais métodos de prevenção e combate à cólera.
Melissa Mota esclareceu que a mobilização contra os riscos da cólera vai abranger os habitantes de 13 bairros do município de Cazengo e a iniciativa contempla a prestação de informações de balanço às autoridades tradicionais dos bairros abrangidos. Os agentes participantes têm orientações no sentido de traçarem com os sobas as acções a ser realizadas, em torno do reforço do saneamento do meio.Brevemente, o programa de sensibilização vai ser alargado a todos os municípios.

Tempo

Multimédia