Províncias

Fusão de povoações em curso no Cuemba

Afonso Belo | Cuemba

A Administração Municipal do Cuemba está a desenvolver um projecto de fusão de pequenas aldeias, para que as populações locais possam beneficiar de serviços sociais básicos que melhorem o seu modo de vida, anunciou ontem a administradora.

União das aldeias facilita as administrações
Fotografia: DR

Laurinda Capocoloca referiu que o projecto, que se encontra em fase experimental, abrangeu a aldeia de Mussidi, onde foram congregadas nove outras povoações circunvizinhas.
Na região já existe uma escola do ensino primário, com quatro salas, um posto de saúde e residências para enfermeiros e professores. Na aldeia de Mussidi foi ainda aberto um furo de água.
A administradora explicou que o município tem mais de 200 aldeias no interior das comunas, lideradas apenas pelas autoridades tradicionais, sendo que muitas destas povoações estão separadas por 40 a 60 quilómetros de distância, mas com um número muito reduzido de habitantes. O soba de Mussidi, Sabino Tomais, disse que, com a congregação de muitas aldeias, diminuíram os assaltos aos moradores e está mais facilitada a organização da estrutura administrativa na região.

Tempo

Multimédia