Províncias

Governador incentiva aumento da produção

José Chaves | Nharêa

Agricultores do município da Nharêa foram incentivados, pelo governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, a aumentarem a produção, com vista a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento socioeconómico da região.

Governador Pereira Alfredo esteve na Feira Agropecuária de Nharêa
Fotografia: José Chaves | Bié

O governador, que falava durante uma visita à Feira Agropecuária em curso no município, que tem lugar no âmbito das festividades referentes aos 54 anos da localidade, assinalados no passado dia 15 , lembrou que o município é historicamente agrícola, “e foi no passado um dos maiores produtores de cereais no país”. Pereira Alfredo fez saber que o Governo da Província tem envidado esforços para que a produção de diversos produtos agrícolas retome em grande escala, com vista a diversificação da economia do país. A administradora municipal da Nharêa, Lúcia Chicapa,convidou a classe empresarial a investir no sector Agro-Pecuário, bem como a potencia o Comércio.
Durante três dias, várias actividades marcaram as comemorações do 54º aniversário do município, com destaque para a Feira Agrícola, maratona músico-cultural, inauguração de duas escolas de quatro e 12 salas de aula, na aldeia de Tarala e na sede comunal da Lubia, além da inauguração das sedes administrativas das comunas da Lubia e da Gamba. As actividades relativas à efeméride foram marcadas também pela realização do primeiro fórum de fomento ao empreendedorismo.

Distribuição de tractores 

O governador Pereira Alfredo anunciou, em Nharêa, que o Governo local adquiriu 50 tractores, que vão ser distribuídos pelas administrações municipais aos camponeses dos nove municípios da província do Bié, no âmbito da preparação da campanha agrícola 2019/2020. 
Segundo Pereira Alfredo, os meios visam ajudar a aumentar os níveis de produtividade na região. O governador pediu a utilização correcta dos tractores e anunciou a entrega, nos próximos dias, de sementes e fertilizantes, para aos camponeses organizados.

Tempo

Multimédia